9 de maio: Dia da Europa
- Denise Lícia
- 9 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
A semana do 9 de maio começou com uma notícia que de certa forma tranquiliza os pró-Europa: a vitória de Macron nas urnas francesas. Não que ele seja de longe a melhor opção, mas o centrista se coloca pró-integração e concorria com a ultranacionalista Le Pen, cuja proposta mais alardeada era a retirada da França da UE.
É interessante pensar que os assuntos ligados à União Europeia envolvam tanto interesse de brasileiros, mas, considerando quantos de nós temos alguma ligação com a Europa por via da imigração de nossos avós e bisavós - vindos do velho continente, nos faz emocionalmente ligados ao assunto Europa.
Mas o tema de hoje não é o novo presidente da França. Hoje quero ressaltar o Dia da Europa. Um dia após a comemoração da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial, comemora-se a paz e a unidade do continente europeu, assinaladas a partir da vontade comum de vizinhos historicamente rivais - França e Alemanha - e outros quatro países com eles relacionados - Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo -.
O 9 de maio marca a data da Declaração Schuman, discurso proferido em 1950 que apresenta a nova ideia política para a Europa, a integração, a princípio desses seis países e que se expande para 27, um mercado único e uma economia integrada.
O que parecia a princípio um tanto utópico - integrar países historicamente rivais - conectado com

valores cristãos, éticos, de Direitos Humanos, de fraternidade e de unidade, mostrou-se eficiente ao longo do tempo. Sobreviveu a diversas crises, enfrenta novas batalhas e terá muitas outras a solucionar no futuro. Mas, pelo menos em 2017, está aí, o projeto utópico que freou uma série de conflitos por durante 67 anos.
Europa, parabéns pelo seu dia!
Pra quem se interessar pela Declaração Schuman, o texto, na íntegra, pode ser conferido aqui.
Commentaires