top of page

Explosões nucleares pacíficas

Em 2017 se comemora 55 anos de um fato interessante. No auge da Guerra Fria, um grupo de pesquisa busca respostas não usuais para o período: qual o potencial das bombas atômicas nas grandes obras de construção civil? A construção de um porto, a abertura de estradas ou, até mesmo, o Canal do Panamá. Será que poderiam ser feitos com a ajuda de bombas atômicas?

Essa busca resultou em diversos testes no Meio Oeste americano, um dos quais criou a maior cratera artificial da terra (os astronautas a utilizavam para simular missões lunares). Em 1962, alguns cientistas acreditavam que as bombas atômicas tinham um potencial criador, não apenas de destruição. Entre eles, Milo Nordyke, estudioso dos efeitos das explosões nucleares pacíficas (PNE's na sigla em inglês), hoje com 87 anos, em entrevista para a BBC, ele se recorda de debates sobre a utilização de uma bomba de 100-kilotons (6 vezes maior que a lançada sobre Hiroshima na Segunda Guerra Mundial) para a construção do Canal do Panamá.

Mas, para o uso seguro das armas nucleares, ainda é necessário que sejam realizados testes. No entanto, esses testes não são considerados seguros por parte da comunidade científica internacional - que constantemente busca a restrição não apenas dos testes, mas também dos arsenais. Recentemente, mais uma vitória do grupo anti-nuclear nas Nações Unidas, com a aprovação do banimento das armas nucleares. Claro que as potências nucleares, os 5 membros permanentes do Conselho de Segurança, tendem a ignorar a recomendação, mas pode significar um passo rumo à uma legislação internacional mais efetiva da questão.

Acidentes como o de Fukushima, no Japão, em 2011, evidenciam a fragilidade das instalações frente a imprevistos: a alta tecnologia e a forte estrutura de prevenção de acidentes não foi suficiente para conter o vazamento nuclear da usina. Com as indicações de fragilidade, crescem ainda mais as tendências de pesquisas em fontes alternativas de energia, com impactos, inclusive, no crescimento da demanda por produtos que contenham sustentabilidade energética.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page